InoxRoom
. . . .
Microsoft .NET Connected logo certifica a
qualidade dos produtos desenvolvidos
em Microsoft .NET que utilizam as
tecnologias de XML Web Services
Julho 2004
Tecnologia
Web based thin-client
Desenvolvido na tecnologia Microsoft .NET
Base de dados SQL 2000 ou compatível
Permite trabalhar em rede local ou através de Intranet.
Instalação e manutenção
Os aplicativos Web based facilitam sobremaneira a instalação e manutenção dos mesmos. Consoante a gestão do projecto de implementação, se desejável, é possível efectuar a instalação e toda a parametrização do sistema no servidor do aplicativo Inoxroom, ficando de imediato toda a rede com acesso ao mesmo servidor apta a funcionar sobre a aplicação, não sendo necessária qualquer exigência adicional dos recursos dos equipamentos dos postos, para além da utilização de um simples browser. Desta feita é possível efectuar a instalação e formação progressiva, garantindo uma performance desejável, sem necessitar de substituição brusca da aplicação existente ou efectuar qualquer upgrade dos equipamentos dos posto utilizados.
Da mesma forma o suporte técnico e a sua frequência é também extraordinariamente minimizado.
Integração
O recurso à recente tecnologia Microsoft XML Webservices facilita a integração entre aplicativos permitindo aos gestores a livre escolha dos melhores utilitários para suporte à sua gestão, não comprometendo a obrigatória integração de todos dados. O Inoxroom facilita esse processo recorrendo a esta tecnologia facilitando uma gestão integral de toda a unidade hoteleira.
Listagens de Front Office
Informação,Gestão, Planeamento
Módulo onde podem ser obtidas todas as listagens e mapas referentes ao Front-office e que constituem os dados necessários ao funcionamento diário da unidade bem como outros elementos referentes à gestão e planeamento.
Todas as listagens podem ser impressas, ou consultadas no écran.
- Chegadas previstas.
- Saídas previstas.
- Hóspedes.
- Governanta.
- No-shows.
- Reservas canceladas.
- Chegadas previstas para um determinado período, ordenada pelos pedidos especiais dos clientes.
- De Irregularidades: reservas que já deviam ter efectuado o Check-out; reservas que deviam estar marcadas no-show; reservas que já deviam ter feito o Check-in; Etc.
- Mapa que exibe a recapitulação das receitas diárias por departamento e a relação percentual em relação ao total das mesmas, durante um determinado período.
- Mapa de refeições.
- Estatísticas oficiais para o I.N.E.
- Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras.
- Resumos diários de vendas por departamentos, sub-departamentos, empregados, caixas, etc.
- Resumos de vendas mensais, anuais ou periódicas.
- Valores em caixa (Dinheiro, Cheque, Visa, etc.).
- Comissões de agências e de terceiros.
- Comparação de vendas por departamentos e sub-departamentos com períodos idênticos do ano anterior.
Gestão
- Possibilidade de criar reservas "mestre" para grupos e definir quais os departamentos e sub-departamentos que a conta do grupo aceita.
- Possibilidade de criação de reservas a partir de outras existentes, evitando assim todo o trabalho de ter que inserir os dados novamente. Isto é muito útil para reservas semelhantes.
- Possibilidade de em qualquer altura emitir um documento, contabilistico ou não, referente aos movimentos de determinada reserva.
- Possibilidade de introdução dos dados dos acompanhantes do cliente em nome da qual a reserva foi efectuada, permitindo a obtenção automática da listagem para o Serviço Nacional de Estrangeiros.
- Gestão de alojamentos ocupados, bloqueados, fora de uso.
- Monitorização automática do estado dos alojamentos (sujos/limpos).
- Mensagens de aviso sobre o estado dos contratos de allotment, datas de release, etc..
Integração com aplicações
- Contabilidade
- F&B
- POS
- Time-Sharing
- Golf
- Internet
O recurso à recente tecnologia Microsoft XML Webservices facilita a integração entre aplicativos permitindo aos gestores a livre escolha dos melhores utilitários para suporte à sua gestão, não comprometendo a obrigatória integração de todos dados.
O Inoxroom facilita esse processo recorrendo a esta tecnologia facilitando uma gestão integral de toda a unidade hoteleira.
Interligação com outros aplicativos
Gestão de pontos de venda - Winmax 2000 Shop
Restauração, Bar e similares - Restus 2000
F&B Control e Economato - Winmax 2000 F&B Control
Planings
- Plannings por tipos de alojamento, alojamentos, contratos de allotment, reservas + contratos de allotment.
- Os plannings por tipo de alojamento mostram as quantidades vendidas e por vender.
- Todas as situações de over-booking serão visualizadas de uma cor diferente para que o utilizador tenha a devida percepção da situação.
- Planning de quantidades de alojamentos livres e ocupados, para cada dia do ano, bem como a média mensal de ocupação.
- Planning de reservas por tipos de alojamento (contratados e por vender) em relação a cada contrato de allotment.
- Auditoria por agências, referente ao cumprimento dos contratos em relação às unidades contratadas e vendidas. Este mapa exibe ainda as percentagens de cumprimento dos contratos por agências e por tipos de alojamento.
- No planning por alojamentos é possível utilizar drag'n'drop para alterar o alojamento de uma reserva.
Reservas
- Possibilidade de cobrança automática de sub-departamentos (ex: televisão, cofre, etc.), aquando do lançamento do alojamento na conta do cliente.
- Possibilidade de definir um redireccionamento automático de movimentos de uma reserva para outra.
- Possibilidade de colocar reservas no mesmo alojamento, dividindo assim o preço do mesmo.
- Possibilidade de impressão ou envio por fax de um boletim de confirmação da reserva.
- Possibilidade de lançar movimentos numa reserva pelo número da reserva, número do alojamento ou por sub-departamento.
- Processamento de depósitos antecipados.
- Possibilidade de emissão de facturas pró-forma e outros tipos de documentos a agências/terceiros.
- Possibilidade de obter duplicados de documentos emitidos.
- Uma mesma reserva pode ter contas separadas, por exemplo, uma para agência, outra de extras a serem pagos pelo cliente e outra de extras a serem pagos pela empresa do cliente.
- Possibilidade de emitir um número ilimitado de facturas sobre a conta de uma reserva. Por exemplo, pode-se obter uma factura do valor do alojamento em nome de ABC, uma factura do valor do bar em nome de XYZ, etc..
Eficiência
- Procura/Consulta/Busca das fichas das reservas por número, nome ou alojamento.
- Cálculo automático do preço diário de acordo com a época, tipo de alojamento, número de adultos e de crianças, tipo de refeição, mercado e extras.
- Possibilidade de ter pedidos especiais por reserva.
- Possibilidade de facturar a totalidade do alojamento de um cliente, em qualquer altura.
Rapidez
- Possibilidade de transferir os movimentos efectuados por uma reserva para outra.
- Possibilidade de atribuição automática do alojamento de baixo para cima ou de cima para baixo.
- Possibilidade de mudar o cliente de alojamento sem no entanto perder a respectiva conta-corrente ou se ter que proceder a varias operações, ou seja, basta indicar o número do alojamento para onde o cliente se vai mudar.
- Possibilidade de em qualquer altura averiguar o preço para um determinado tipo de alojamento e a disponibilidade do mesmo para um determinado período.
Documentos e Contas Corrente de Terceiros
Possibilidade de emissão de todo o tipo de documentos (notas de débito, notas de crédito, etc.) a agências ou outros devedores (terceiros). Para além disso, é possível ainda, lançar movimentos manualmente nas contas-correntes, obter listagens de documentos por receber, antiguidade dos saldos, e outras.
- Emissão de quaisquer documentos a terceiros (facturas, recibos, notas de débito, etc.).
- Consulta dos extractos das contas-correntes no ecrã e/ou na impressora.
- Listagem de documentos e recibos emitidos.
- Mapa de IVA por documentos ou por tipo de documentos emitidos.
- Listagem de documentos por receber.
- Listagem de antiguidades de saldos a 8, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 dias.
- Listagem de agências/terceiros cujo saldo seja superior e limite de credito estabelecido.
Estatísticas de Front-Office
Estatísticas referentes a:
- Histórico de clientes (cardex).
- Divisão percentual por mercados.
- Ddivisão percentual por grupos.
- Divisão percentual por nacionalidades.
- Agências com mais estadias.
- Terceiros com mais estadias.
- Os mercados com mais estadias.
- As nacionalidades com mais estadias.
- Ocupação por dormidas, durante um determinado período e em comparação com anos anteriores.
- A relação entre o número de noites previstas para um determinado ano e o número de noites dormidas efectivamente, durante esse mesmo ano.
- Duração média das estadias durante um determinado período.
- Estatística de dormidas durante um determinado período por nacionalidades, terceiros, mercado, natureza, allotments, VIP's, pedidos especiais, refeições, modalidade, ente outros.
- Ocupação.
- Previsão de Ocupação.
- Receita média por departamentos e sub-departamentos.
- Entre variadas outras.
Central Telefónica
Módulo que permite a ligação de centrais telefónicas à aplicação, o que proporciona um controlo mais simples e preciso de toda a actividade telefónica.
Para além de lançar as chamadas telefónicas nas respectivas contas dos alojamentos, permite ainda a facturação imediata de qualquer chamada efectuada “fora” dos alojamentos (por exemplo, nas cabines), a emissão de documentos e obtenção de listagens de chamadas efectuadas por extensões, durante um determinado período.
- Ligação a qualquer tipo de central telefónica que possua interfaces de comunicação externos.
- Lançamento automático das chamadas efectuadas a partir de alojamentos nas respectivas contas.
- Permite a alteração dos estados dos alojamentos (sujos, limpos, etc.) a partir de códigos digitados no telefone (se o modelo da central suportar esta funcionalidade).
- Atribuia/retira linha automaticamente às extensões dos alojamentos de acordo se estes têm hóspedes check-in ou não (se o modelo da central suportar esta funcionalidade).
- Gestão das chamadas (tempos e custos) efectuadas pelas várias extensões, pertencendo estas a alojamentos ou não.
- Possibilidade de obtenção de listagens de chamadas efectuadas, pagas, por pagar, etc.
Algumas Funcionalidades
- Adaptação a qualquer tipo de unidade hoteleira (Hotel, Aparthotel, Residencial, Albergaria, etc.).
- Parametrização do tipo de cobrança do alojamento: por pessoa, por alojamento ou misto.
- Possibilidade de criar departamentos (Aposentos, Food & Beverage, Telecomunicações, etc.) e sub-departamentos. Por exemplo, para o departamento Food & Beverage poderiam haver os sub-departamentos Bar da Piscina, Bar do Terraço, Restaurante Chinês, Restaurante Italiano, etc..
Controlo
- Em qualquer movimento de lançamento, alteração de ficheiro, emissão de documento ou outra operação de movimentação, será registado o nome do empregado que o efectuou, bem como a respectiva data.
POS F&B e F&B Control
Inventário permanente... rápido e eficaz
- Utilizando uma escala de conversão de milímetros para outras unidades (uma determinada garrafa com 0.75 L com 7 milímetros de liquido corresponde a um determinado valor de doses) é possível inventariar rapidamente garrafas abertas;
- Consulta de stocks em qualquer unidade (simultaneamente é possível consultar o stock em dose, garrafas de 0,75L, garrafas de 1L, caixa de 6 garrafas de 0,75L, etc.);
Artigos compostos e controlo de produção
- Definição de artigos compostos por outros artigos;
- Orçamentação de quantidades para artigos a fabricar (útil para estudar eventos, preparar caterings, etc.);
- Obtenção de listagens de compras, vendas, inventários por artigos de movimentação ou pelos seus compostos;
- O seu stock pode ser contabilizado em qualquer unidade (caixas, garrafas, litros...)
- Ficheiro de "Unidades" permite associar diferentes unidades ao mesmo artigo,Garrafa de 0,75L, a caixa de 6 garradas de 0,75L e ainda a "dose" que por sua vez é 0,05L, por exemplo;
- Definição de unidades de omissão de stock, de compra e de venda, o que permite por exemplo acompra à unidade ou à caixa de 6 garrafas e a venda a doses.
Integração total do POS F&B com o sistema de Gestão Hoteleira.
FÁCIL DE UTILIZAR
Instalação |
Detalhes |
Requisitos |
Mínimos |
Ideais |
|
|
Servidor |
Sistema Operativo
|
Windows XP Ou
Windows 2000 |
Windows 2000 Server SP4
Ou
Windows Server 2003 |
Servidor de Base de Dados
|
MSDE
(até 5 postos) |
Microsoft SQL Server SP2 |
Características da máquina |
Intel Pentium III
512 Mb de RAM |
Intel Pentium 4 ou Xeon
1 Gb de RAM
HDD's em mirror (RAID 1) |
Monitor |
Qualquer um que suporte no mínimo a resolução de 1024x768. |
Qualquer um que suporte no mínimo a resolução de 1024x768. |
|
|
|
|
Cliente |
Sistema
Operativo |
Windows 98 Segunda Edição |
Windows 2000
Ou
Windows XP |
Características da máquina |
Intel Celeron 633
32 Mb de RAM |
Intel Pentium 4 ou Celeron
256 Mb de RAM |
Monitor |
Qualquer um que suporte no mínimo a resolução de 1024x768. |
Qualquer um que suporte no mínimo a resolução de 1024x768. |
|