Protel
Veja a aplicação gestão Hoteleira de 3ª Geração - Inoxroom
11 anos de experiência, agora em tecnologia .NET. Para ver clique aqui
Apresentação
O PROTEL é uma aplicação de gestão comercial de unidades hoteleiras . O front-office e o back-office serão geridos com facilidade e rapidez, podendo suportar até 9999 alojamentos. Possibilidade de ligação ao software RESTUS para uma gestão global da unidade hoteleira.
Mercados Alvo
O PROTEL destina-se à gestão comercial de todo o tipo de unidades hoteleira, como por exemplo:
- Hotéis
- Aparthotéis
- Aldeamentos
- Residenciais
Características
- Adaptação a qualquer tipo de unidade hoteleira (Hotel, Aparthotel, Residencial, Albergaria, etc.).
- Suporta até 9999 alojamentos.
- Suporta até 99 postos ligado em rede.
- Facilidade de utilização (user-friendly).
- Parametrização do tipo de cobrança do alojamento: por pessoa, por alojamento ou misto.
- Possibilidade de criar 8 departamentos (Aposentos, Food & Beverage , Telecomunicações, etc.) e 700 sub-departamentos. Por exemplo, no departamento Food & Beverage poderiam haver os sub-departamentos Bar da Piscina, Bar do Terraço, Restaurante Chinês, Restaurante Italiano, etc..
- Em qualquer movimento de lançamento, alteração de ficheiro, emissão de documento ou outra operação de movimentação, será registado o nome do empregado que o efectuou, bem como a respectiva data.
- Possibilidade de controlo do "ponto" dos empregados.
- Ajuda de códigos em qualquer altura com a tecla F1.
- Ligação a outras aplicações externas, tais como: F & B, Time-Sharing, POS, etc..
- Possibilidade de criar reservas "mestre" para grupos e definir quais os departamentos e sub-departamentos que a conta do grupo aceita.
- Possibilidade de criação de reservas a partir de outras existentes, evitando assim todo o trabalho de ter que inserir os dados novamente. Isto é muito útil para reservas semelhantes.
- Possibilidade de, em qualquer altura, emitir um documento, contabilistico ou não, referente aos movimentos de determinada reserva.
- Possibilidade de introdução dos dados dos acompanhantes do cliente em nome da qual a reserva foi efectuada, permitindo a obtenção automática da listagem para o Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras no caso destes serem estrangeiros.
- Mensagens de alojamentos ocupados, bloqueados, fora de uso.
- Monitorização automática do estado dos alojamentos (sujos/limpos).
- Mensagens de aviso sobre o estado dos contratos de allotment , datas de release , etc..
Front-office
- Procura/Consulta/Busca das fichas das reservas por número, nome ou alojamento.
- Cálculo automático do preço diário de acordo com a época, tipo de alojamento, número de adultos e de crianças, tipo de refeição, mercado e extras.
- Possibilidade de ter até 5 pedidos especiais por reserva.
- Possibilidade de cobrança automática de 5 sub-departamentos (ex: televisão, cofre, etc.), aquando do lançamento do alojamento na conta do cliente, para que não hajam esquecimentos por parte dos recepcionistas.
- Possibilidade de redireccionar os movimentos de uma reserva para outra.
- Possibilidade de transferir os movimentos efectuados por uma reserva para outra.
- Possibilidade de atribuição automática do alojamento.
- Possibilidade de imprimir um boletim de chegada aquando do check-in do cliente para circulação interna entre as várias secções da unidade hoteleira.
- Possibilidade de mudar o cliente de alojamento sem no entanto perder a respectiva conta-corrente ou ter que proceder a varias operações, ou seja, basta indicar o número do alojamento para onde o cliente se vai mudar.
- Possibilidade de colocar até 4 reservas no mesmo alojamento, dividindo assim o preço do mesmo.
- Possibilidade de impressão ou envio por fax (através da inserção de uma carta de fax no computador) de um boletim de confirmação da reserva.
- Possibilidade de lançar movimentos por reserva ou por sub-departamento.
- Possibilidade de lançamento de depósitos antecipados.
- Possibilidade de facturar a totalidade do alojamento de um cliente, em qualquer altura.
- Possibilidade de emissão de facturas pró-forma e outros tipos de documentos a agências/terceiros.
- Possibilidade de obter duplicados de documentos emitidos.
- Possibilidade de indicar que a conta (factura) de determinado hóspede deve ser efectuada de X em X dias, a qual será emitida automaticamente pela aplicação.
- Possibilidade de emitir um número ilimitado de facturas sobre a conta de uma reserva. Por exemplo, pode-se obter uma factura do valor do alojamento em nome de ABC, uma factura do valor do bar em nome de XYZ, etc..
- Possibilidade de em qualquer altura averiguar o preço para um determinado tipo de alojamento e a disponibilidade do mesmo para um determinado período.
Plannings
- Plannings por tipos de alojamento, alojamentos, contratos de allotment , reservas + contratos de allotment .
- Os plannings por tipo de alojamento mostram as quantidades vendidas e por vender.
- Em todos os plannings por tipo de alojamento podem-se obter estatísticas gráficas em relação às quantidades vendidas e por vender. Estas estatísticas podem ser gravadas em ficheiro para comparação futura com outras estatísticas.
Listagens Front-office
- Chegadas previstas
- Saídas previstas
- Hóspedes
- Governanta
- No-shows
- Reservas canceladas
- Mapa de refeições
- Estatísticas oficiais para o I.N.E.
- Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras
- Resumos diários de vendas por departamentos, sub-departamentos, empregados, caixas, etc.
- Resumos de vendas mensais, anuais ou periódicas
- Valores em caixa (Dinheiro, Cheque, Visa, etc.)
- Comissões de agências e de terceiros
- Comparação de vendas por departamentos e sub-departamentos com períodos idênticos do ano anterior
- Outras listagens relacionadas com o movimento de front-office
Estatísticas Front-office
- Todas as estatísticas são mostradas em gráficos de alta resolução nos formatos: barras, pie , XY, etc.
- Permite a impressão das estatísticas em qualquer tipo de impressora (agulhas, jacto de tinta e laser).
- Permite a gravação das estatísticas em ficheiro no formato PCX, tornando assim possível a posterior consulta do mesmo ou a sua utilização noutras aplicações (processadores de texto, programas de apresentação, etc.).
- Estatísticas de vendas por departamentos, sub-departamentos, nacionalidades, alojamentos, etc..
- Comparações de estatísticas actuais com anos anteriores.
- Estatísticas do cumprimento dos contratos de allotment por parte dos respectivos operadores/agências.
Documentos e C/C Terceiros
- Back-office relacionado com as contas-correntes das agências e de terceiros.
- Emissão de quaisquer documentos a terceiros (facturas, recibos, notas de débito, etc.).
- Consulta dos extractos das contas-correntes no ecrã e/ou na impressora.
- Listagem de documentos e recibos emitidos.
- Mapa de IVA por documentos ou por tipo de documentos emitidos
- Listagem de documentos por receber.
- Listagem de antiguidades de saldos a 8, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 dias.
- Listagem de agências/terceiros cujo saldo seja superior e limite de credito estabelecido.
Central Telefónica
- Módulo que permite a ligação a qualquer central telefónica com saída RS232C e que controla toda a actividade da mesma.
- Lançamento automático das chamadas efectuadas a partir de alojamentos nas respectivas contas.
- Gestão das chamadas (tempos e custos) efectuadas pelas várias extensões, pertencendo estas a alojamentos ou não.
- Possibilidade de obtenção de listagens de chamadas efectuadas, pagas, por pagar, etc.
C/C Bancárias
- Gestão de débitos, créditos e saldos de contas-correntes bancárias.
- Possibilidade de criar várias contas por cada titular, até um máximo de 999 contas.
- Possibilidade de obtenção dos saldos contabilisticos, cativos e disponíveis.
- Possibilidade de consulta dos saldos por contas ou por titulares.
- Possibilidade de conferir os movimentos lançados nas contas com os extractos enviados pelo banco, permitindo assim detectar mais facilmente erros ocorridos.
- Obtenção de extractos das contas no ecrã ou na impressora.
- Controlo de cheques pré-datados a receber e a pagar.
Requisitos do sistema (Monoposto)
Computador compatível IBM-PC/AT com uma configuração mínima de:
- Sistema operativo MS-DOS 3.3 ou superior.
- 2 Mb de memória RAM, disponibilizando no mínimo 570 Kb de memória baixa.
- Placa gráfica VGA ou superior.
- Drive 3,5" de alta densidade.
- Disco rígido (mínimo 120 Mb livres).
|